50 livros em 50 semanas
A coleção Clássicos da Literatura Juvenil foi lançada em 1971 pela Abril Cultural. Editada a cada quinzena, a coleção apresentava releituras de narrativas universais, repletas de aventura, drama e mistério, feitas para encantar o jovem leitor, e seu último volume foi lançado já no ano de 1973.
Críticas da educação mais tecnicista que vigorou no Brasil a partir da década de 1970 à parte, a proposta da coleção era oferecer a oportunidade de acessar o universo literário de uma forma mais mastigada e, por isso, as histórias eram recontadas e muitas vezes encurtadas, transformadas não em seu teor narrativo, mas algumas vezes no sabor da linguagem, aclimatada e adaptada à faixa etária do público-alvo. Para chamar ainda mais a atenção, a editoração não deixou por menos: além de exemplares em encadernações coloridas de capa dura, os livros traziam ilustrações em preto-e-branco da narrativa em questão.
Dessa forma, durante quase dois anos, a editora publicou histórias que vão desde A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, a Tom Jones, de Henry Fielding, passando por Mulherzinhas, de Louisa May Alcott e David Copperfield, de Charles Dickens. Além deles, clássicos de nacionalidades francesa, russa e italiana, dentre outras, também figuram na coleção. Dessa trajetória participaram autores nacionais ilustres, como Monteiro Lobato e Clarice Lispector.
Eu mesma, leitora desde muito jovem e apaixonada por livros, felizarda vinda de uma família em que todos sempre leram muito e o pai jornaleiro trazia coisas para casa, só tive o prazer de ter a coleção completa recentemente -- novamente, presente do meu pai, não mais jornaleiro há muito tempo.
No entanto, durante alguns anos de infância e adolescência tive a oportunidade de ler alguns dos volumes, e agora que tenho todos, e sendo eu mesma uma pesquisadora da área de literatura infantil e juvenil, proponho com este blog o seguinte: de que a cada semana eu terei lido um volume da Coleção, na ordem em que foi publicada, e trarei para vocês a resenha resultante desta experiência. O objetivo, além do exercício da leitura e da crítica, é o compartilhamento desta experiência com vocês.
Não sou patrocinada pela editora Abril (rsrsrs) e nem pelos sebos que vendem os livros por aí, e nem pelo Mercado Livre! (rsrsrs). Escrevo porque sempre acreditei que todo material que nos faça ler e que nos amplie o horizonte é digno de nota e, do mesmo modo, é material válido para análise. Vocês, é claro, estão mais do que convidados a fazer esta viagem comigo e a deixar os comentários no blog. No mais, comecemos a jornada num mundo que nunca envelhece.
21 Comentários:
Amo essa coleção :)
Pois é, eu sempre gostei dela, e resolvi que valia a pena a experiência de ler e resenhar, porque isso nos coloca frente à tarefa de entender o mundo, mais do que somente frui-lo!
Minha Coleção Preferida, Parabéns
Amo essa coleção. Dela tenho: A ilha do tesouro, Capitão Tormenta e Sem família. Hoje mesmo vou comprar Beleza Negra. Parabéns pela iniciativa, vou acompanhar de perto!!
Oi Fabiana. Tive o prazer de conhecer essa coleção na minha adolescencia simplesmente adorei seu trabalho
Tenho 22 anos e conheci essa coleção por minha mãe! Infelizmente não temos todos, mas é um barato ler e reler tantos clássicos maravilhosos! Parabéns pelo belíssimo blog!
Fabiana, tenho MUITA vontade de ter esses livros. Li vários deles e ajudaram intensamente na minha formação literária e em meu gosto pela leitura.
Por acaso vc sabe onde posso obtê-los? Já procurei, mas não tive sucesso. Obrigada e parabéns pelo blog.
Oi Fabiana, que bacana essa sua iniciativa.
Eu gosto muito dessa coleção, li vários livros dela na minha infância e tenho um carinho todo especial por esses livros.
Faço parte de um fórum de literatura o Meia Palavra(meiapalavra.com.br), abri um tópico pra falar dessa coleção e nesse tópico cito seu blog e essa sua iniciativa tão legal.
Obrigada.
Clara Vaitiekunas.
Lindo o seu blog.
Eu tinha apenas 9 anos quando o primeiro volume, A Ilha do Tesouro, saiu em banca. Lembro até hoje do dia em que fui comprá-lo.
Acredito que a idéia de começar a coleção tenha sido do meu pai, que sempre gostou muito de ler. Sempre que voltava da escola, passava na banca do jornaleiro e, ao ver um novo volume, corria pedir dinheiro para comprar. Acho que custavam 18 Cruzeiros...
Nós não tínhamos idéia de quantos volumes teriam a coleção e, por falta de grana, minha mãe decidiu que iríamos comprar somente até o volume 10, “Odisséia”.
Dessa primeira leva, perdi a conta de quantas vezes li “Aventuras de Tom Saywer” e “O Conde de Monte Cristo”.
Foi triste ter que parar a coleção.
Passava na banca e ia vendo os volumes sendo lançados.
Lembro que, algum tempo depois, no meu aniversário, minha mãe queria me dar um presente e perguntou o que eu gostaria de ganhar. Respondi que gostaria muito de ganhar os novos livros da coleção que, a essa altura, já estava no numero 20. Conseguimos encomendar com o jornaleiro.
Dessa segunda “leva”, “Ben-Hur” e o “O Príncipe e o Mendigo” são os meus preferidos.
O último livro que compramos acho que foi “Aventuras de um Petroleiro”.
Essa coleção ficou na casa dos meus pais e, quando meu pai faleceu, minha mãe acabou doando os livros.
Antonio Carlos Saraiva Coelho
Oi, Fabiana. Esta coleção também fez parte de minha infância. Ao contrário do meu primo (Antonio Carlos), quem comprou quase todos os títulos da coleção e leu todos os que comprou foi meu pai. Imigrante português, foi um exemplo pra mim ver o exemplo de leitor que meu pai era (ele que só tinha feito até o 3º ano primário).
Oi Fabiana, muito legal a proposta do seu blog.
Queria saber se essas obras são adaptadas pra criança ou são as histórias completas?
E leu todos? Qual mais gostou?
Fabiana ! Li TODOS esses livros ! Meu pai comprava na banca de Jornal ... ia com ele , li depois dos 6 aos 12 anos de idade ! Imagine a minha revolta hoje quando meus filhos só recebem porcarias para ler na escola ! Não dá pra chamar "Bolsa Amarela", "Bia Bisa Bisabel" e "Até mais verde" nem de Literatura nem de infanto juvenil . Um horror !
Parabéns Fabiana.
Talvez você possa me esclarecer o motivo de não se ter esse tipo de publicação novamente, assim como era no início, em bancas de jornal, honesta, acessível a qualquer pessoa.
Será que os pais contemporâneos não se interessariam em adquiri-las? Será que perdemos nossos filhos para a tecnologia da informação?
O blog cumpriu com a sua missão que foi a de ser uma espécie de guia contendo obras básicas necessárias para a formação do imaginário. Parabéns, Fabiana!
Esta coleção fez parte da minha vida, da minha formação como leitora e agora como escritora (finalmente...). Amei reencontrar todos os livros aqui depois de tanto tempo. Obrigada!
Parabéns, Fabiana, por esta iniciativa. Sempre fui louco por esta coleção que me descortinou um mundo de fantasia, aventura, romance, épocas, costumes, linguagem, etc. comecei a ler estes livros aos 8 anos, e fui fisgado pela leitura de forma indelével até os dias de hoje.
Fiquei emocionado ao ver os mesmos livros as mesmas capas, todos na sua ordem de publicação.
Muito obrigado!
Cara Dra. Fabiana Tavares, fiquei muito feliz em ver esse post seu, eu tenho essa coleção e a li na época que foi lançada, acho ótima e tinha ideia de fazer videos com resenhas faladas sobre cada um dos 50 livros...seu trabalho ficou muito bom. Parabéns.
Olá, também amo esta coleção, porém não li todos os livros. Poderia me informar se são 50 livros que compõe a coleção inteira?
Obrigada.
Que alegria descobrir esse blog! Essa coleção fez parte da minha infância e adolescência!
Acabei de conhecer seu blog. Estamos no nosso 1º ano de Homeschoolling e cultivando o nossoa hábito de leitura. Estamos indo em vários sebos para completar essa coleção...uma verdadeira aventura de garimpo! E para nossa felicidade em apenas 02 dias encontramos 23 dos 50 Volumes! Que felicidade! Estavam lá esquecidos no fundo de uma prateleira. Um verdadeiro tesouro esquecido .
Irei ler suas resenhas antes de fazermos a leitura em voz alta! Obrigado !
Adorei seu blog! continue publicando suas resenhas, elas são bem legais! Parabéns!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial