Coleção Clássicos da Literatura Juvenil

Apresentação e resenha dos livros da coleção editada pela Abril Cultural entre 1971 e 1973.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Volume 26 - Moby Dick - Herman Melville

Se há um livro que eu não leria pela capa, seria a edição adaptada de Moby Dick traduzida e publicada na coleção Clássicos da Literatura Juvenil. Não esperaria encontrar, ali estampada a obstinada figura do capitão Acab (em inglês, chama-se Ahab), mas da lendária baleia -- ou melhor dizendo, da cachalote -- que singra os mares com a mandíbula retorcida e os arpões espetados em sua couraça.

Tal é o poder da personagem Moby Dick, neste romance que o americano Herman Melville publicou no século XIX mas não chegou a viver para ver, no século XX, a obra colossal -- no tamanho de 802 páginas e no espírito de aventura -- se transformar no clássico universal que conhecemos hoje.

Nesta narrativa, o leitor e a leitora se deparam com a história que o jovem Ismael, veterano da marinha mercante, conta sobre a sua aventura no navio baleeiro chamado Pequod, onde um excêntrico capitão comanda não em busca de baleias comuns, de que pudesse extrair o valiosíssimo azeite, mas da mortífera Moby Dick, uma baleia da espécie cachalote, de cabeça descomunal, totalmente enrugada, com mandíbula torta e um bosque de arpões e outros metais enterrados em seu corpo, frutos das inúmeras malfadadas tentativas de vários marinheiros de fazê-la flutuar morta. Inclui-se, no rol de aventureiros, o próprio capitão Acab, cuja perna foi comida por Moby Dick e de cuja sanha de vingança escapou por sorte e habilidade da equipe que o resgatou de alto-mar.

Junto de Acab, que raramente sai de seu camarote, governam o navio três oficiais, escalados em ordem de hierarquia: o cauteloso e sensato Starbuck; o sossegado Stubb e o animado e bonachão Flask -- todos muito responsáveis e ciosos de seus deveres, embora sejam, pessoalmente, contra a vingança pessoal de Acab contra a baleia branca. Para apoiar os oficiais nas caçadas, há três exímios arpoadores: Queequeg, amigo de Ismael; Dagoo; e Tashtego.

Particularmente interessante é a relação que Ismael estabelece com Queequeg. Conhece-o logo no início da história, quando, em terra firme, conhece o selvagem numa taverna onde se vê obrigado a dividir a cama com o estranho homem tatuado, com um único tufo de cabelo, e vendedor de cabeças humanas. Em instantes, descobre que a aparência e os costumes e rituais tribais não são nada perto do caráter e da retidão que lhe demonstra o homem. Nasce, a partir da simplicidade de Queequeg e de sua doação para com Ismael, uma longa e duradoura amizade que só virá a se desfazer por ação humana e resposta da natureza a tal ação.

Do mesmo modo, é muito importante prestar atenção à descrição que o narrador faz de Acab: descrito como louco e alucinado por sua vingança, não deixa de, ao mesmo tempo, precaver-se contra possíveis motins, já que tem ciência de que o único objetivo da tripulação é enriquecer mediante a venda dos produtos extraídos das baleias. Por isso, intercala sua busca com caças às baleias, enquanto encontra-se com outros navios ao longo da viagem que empreende ao longo de quatro mares. Nada o demove do firme objetivo de encontrar e liquidar a baleia, e para isso faz qualquer coisa -- até mesmo admitir em sua embarcação tripulantes malaios que estão ali clandestinamente -- um dos quais, o misterioso Fedalah, parece exercer forte influência sobre Acab, por conta de seus vaticínios.

A descrição da viagem, do dia-a-dia da tripulação, da caça às baleias e do modo como se dá a extração do azeite e da carne, bem como da vida marítima que cerca o barco em busca da carcaça do animal, só poderia ser feita por alguém que tivesse profundo conhecimento de tal realidade. De fato, o americano Melville participou de várias viagens marítimas mercantes e algumas baleeiras, e seu testemunho foi crucial para criar a narrativa testimonial de Ismael, tão vívida que chega até mesmo a conferir a sensação de frênesi e de angústia ante o perigo oferecido pela caçada e a morte sempre à espreita.

De fato, a narrativa é bastante coerente e até mesmo cíclica no que diz respeito à questão da vida e, sobretudo, da morte. O tempo inteiro, aqui e ali, o leitor se depara com descrições que se referem à morte de marujos; de superstições; do terror causado pela noite e pela cor branca da baleia, que lembra cadáver, gelo, e frio; pelos abutres que visitam as carniças; pelos tubarões que devoram os que caem mortos ou machucados no mar, sejam homens ou animais; e por toda a atmosfera de morte eminente que ronda a embarcação e o próprio capitão, reafirmada pela previsão de Fedalah, segundo a qual Acab morreria no mar, não antes sem ver dois tipos de morte: uma sem caixão, e um caixão flutuando no mar. Ora, dá-se que, por conta de destruições em caçadas, o único "salva-vidas" de que dipõe o Pequod é justamente o caixão que Queequeg tinha construído para si e que estava guardado no porão. A ele é dado o tratamento necessário para que flutue e amarrado cordas para que, em caso de necessidade, homens ali se agarrem. A circularidade se dá por um dado curioso: o estalajadeiro que tão calorosamente recebe Ismael em terra firme, no início da narrativa, chama-se Coffin (caixão, em inglês), e é a um caixão que ao final ele se agarra quando o navio é levado a pique pela baleia branca.

A história de Moby Dick é, de um certo modo, a história da humanidade em busca da eterna vitória do que ela julga que seja o bem contra o que ela julga que seja o mal. Ao contrário da visão de mar e de natureza que o leitor encontra em Júlio Verne, tanto em 20.000 léguas submarinas quanto em Viagem ao centro da Terra, ao falar do mar ali encontrado, é bem diversa. Aqui, o leitor enxerga o mar e a vida ali existente através do conflito de visões de mundo, testemunhado por Ismael. De um lado, está o velho capitão Acab, forte lobo-do-mar que abre mão de sua vida, de sua história em terra para perseguir o que para ele representa todo o mal, toda ferocidade do mundo, na figura de Moby Dick. Do outro, está Starbuck, que enxerga na baleia o animal que responde ferozmente aos ataques sofridos e que nada faz além de retribuir, na mesma medida, o ódio que recebe. Deste conflito sai ganhando o capitão, porque dele é a primazia do poder, e contra ele nada pode a sensatez de Starbuck, que lhe implora: "Oh" Capitão! [...] Não embarque nessa lancha. Não abandone o Pequod, senhor. Não prossiga por mais tempo nessa perseguição sem lógica. Veja bem, capitão: é um homem que não tem medo que lhe pede... E cheguei até a chorar, senhor" (MELVILLE, 1851; 1872: 179).

E choram todos, no final: pela matança das baleias, pela voracidade com que se busca a realização pessoal, pela perda de vidas, pela perda da ética, porquanto o capitão se nega, a certa altura, a abandonar seu objetivo em prol de ajudar o capitão do navio Raquel a procurar o bote naufragado em que estaria o filho do capitão que pede ajuda, e, em última instância, a perda de muitas vidas que nada têm a ver com o objetivo pessoal de um homem amargurado que teve sua vida ceifada não pela deficiência física decorrente de uma caçada, mas pela deficiência indelével que habitou sua alma e fez naufragar consigo o que lhe restava de humanidade.

Fonte de informações sobre o autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Herman_Melville

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Grande análise, muito completo. Moby Dick é épica, uma história que ilustra grandes cenas, preocupações filosóficas e dualidade que encontra-se em todas as criaturas. A história da grande baleia branca, é um magnífico dramatização do espírito humano em um cenário de natureza primitiva. Actualmente encontro-me ler este clássico, tomar algumas páginas e ele realmente está me cativar. Eu só vi o filme No Coração do Mar do Ron Howard é, e é um espetáculo visual bastante interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Uma grande história, grandes performances, grandes efeitos especiais e cenas de ação enérgicos, mas talvez o script é um pouco dispersos querendo cobrir muitos tópicos, a mensagem final não deixa de ser claro e não consegue mover como deveria.

18 de janeiro de 2017 às 16:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial